Troféu SÃO PAULO CAPITAL MUNDIAL DA GASTRONOMIA, outorgado ao CORREIO GOURMAND pela Câmara Municipal de São Paulo, pela matéria "Mercado Municipal Paulistano - maior entreposto gastronômico da América Latina", assinado por Virgínia Brandão, considerada o melhor material sobre a gastronomia paulistana, publicado na Internet em 2009 (clique troféu para saber sobre a premiação).  



 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


VIRGÍNIA BRANDÃO

 

Nasci em São Paulo, mas meu sangue é mineiro, gente com talento para comer, conversar e comerciar. Talvez por isso, desde que me entendo por gente, gosto de duas coisas: escrever e vender, nessa ordem. E desde muito cedo faço as duas coisas. Passei pelos bancos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, pelas Faculdades de História e de Letras da USP, mas sempre trabalhei mesmo foi na área de marketing, escrevendo e vendendo, nem sempre nessa ordem.

 

Meu primeiro emprego formal foi numa agência de marketing direto, no início dos anos 80. Ali vendíamos por catálogo, no Brasil inteiro, todo tipo de produto - de bebidas a roupa de cama, passando por eletro-eletrônicos, ferramentas, jóias, e mais uma infinidade de coisas. Foi uma grande escola. Pioneira e arrojada, a empresa tinha, entretanto, uma estrutura bem enxuta, o que me possibilitou aprender toda a parte de criação dos catálogos, montagem das artes-finais, acompanhamento das fotos, fotolito e gráfica  (lembrando que nessa época computador era algo caríssimo e gigantesco que ficava em grandes salas refrigeradas, só acessível a conglomerados ou empresas especializadas que locavam seus serviços - toda a parte de arte final era feita a mão, paste-up, alguém lembra o que é isso?). Mas, como a equipe era pequena mesmo, além de fazer os catálogos, era preciso primeiro vender os espaços, e, aí também, aprendi muito, atendendo clientes de porte, como Martini, Black Decker, Sanio, Daruma, Tramontina, entre outros.

 

Em 1987, montei minha própria agência de marketing, focada em projetos e textos, para poder escrever e vender por conta própria. Atendia todo tipo de segmento de mercado, normalmente por indicação dos próprios clientes.

 

Em 1992, uma nova amiga, dona de um dos melhores restaurantes franceses do Brasil, generosamente me abriu a porta da frente do mercado gastronômico brasileiro. Além de atender ao seu restaurante, trabalhei para diversas outras casas de gabarito, para chefs de cozinha, indústrias de equipamentos e praticamente todas as Associações da área, em especial a Associação Brasileira da Alta Gastronomia - ABAGA, que reunia os melhores e mais renomados chefs que atuavam no País. Durante cinco anos, escrevi o seu Boletim Informativo, relatando todas as suas atividades que não eram poucas, tanto no Brasil quanto no Exterior.

 

Toda essa experiência, além de aprimorar em muito o meu paladar, mostrou que faltava um veículo no qual especificamente se pudesse fazer marketing para gastronomia e, assim, em 2002, coloquei no ar o CORREIO GOURMAND, um portal focado em cultura gastronômica através do qual venho escrevendo e vendendo conhecimento, produtos, profissionais, serviços e tudo o mais que possa ser descrito e vendido nessa área. Além do Portal, que tem sido ferramenta de marketing para uma enorme gama de empresas e profissionais, também colaborei com diversas outras publicações, com matérias diversas.

 

Em meados de 2018, negociei o CORREIO GOURMAND com um grupo de profissionais que vão dar a ele rumos mais amplos e, enquanto ele está sendo reformulado, voltei a escrever e vender também em outros segmentos, pois isso, ainda, é o que eu mais gosto de fazer.

 

 

 

Para contato:

 

Virgínia Brandão

(11) 3938-9976/98574-0324

virginia@correiogourmand.com.br

 

 

 


 

VB Bureau de Projetos e Textos
Rua Gomes de Medeiros, 111
Cep: 05447-030  -  Vila Beatriz  -  São Paulo  -  SP
Central de Atendimento: (11) 3
938-9976
e-mail: bureau@uol.com.br