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Como Consumir Sementes Oleaginosas com Segurança

 

 

 

 

São Paulo, 21/3/2009 - Todas as sementes contém substâncias de proteção contra ataque de fungos, carunchos e bactérias, de tal forma a preservar o seu destino: germinar e virar uma planta. Estas substâncias, chamadas de antinutricionais ou alergenos, são tóxicas, também, para nós, humanos, principalmente se o consumo daquela semente é exagerado.

 

Mas as sementes são alimentos riquíssimos em nutrientes essenciais como sais minerais, vitaminas, proteínas vegetais, gorduras nutricionais, enzimas e fibras. Elas são consideradas alimentos bio-gênicos, ou seja, que geram vida, pois contêm, naquele seu pequeno espaço, todas as informações genéticas e nutricionais para gerarem um novo ser, uma nova planta. Elas são tão fortes que não precisamos, como exposto acima, ingerir muito: não é uma questão de quantidade, mas qualitativa.

O consumo diário seguro de qualquer semente oleaginosa (linhaça, girassol, gergelim, castanha-do-Brasil, castanha de caju, semente de abóbora, etc.) é de 1 colher de sopa para os adultos e 1 colher de sobremesa para as crianças.

 

Para evitar os antinutricionais ou alergenos das sementes, basta deixá-las que germinem. Porque durante a germinação, a semente entende que chegou a hora de se transformar: se-mente -> germinado -> planta. Neste momento (da germinação), todas aquelas substâncias que cumpriam a função de defesa e preservação da integridade da semente se transformam em agentes de propulsão e crescimento. O germinado costuma conter doses elevadas de enzimas, vitaminas e substâncias vitalizantes, ativadoras de vida. Por este motivo, sempre que se for consumir sementes, elas devem estar cruas e previamente germinadas: 8 horas de molho em água filtrada (umidade) durante a noite (escuro), que é uma simulação do solo. Desta forma, o aproveitamento de todo o material biológico e energético deste tipo de alimento será maximizado. Sobretudo quando o consumo for com propósito terapêutico e curativo, as sementes devem ser consumidas cruas e idealmente pré-germinadas.

 

Mas, se qualquer semente ou alimento for cozido no fogo, acima de 42 graus Celsius por 5 minutos ou mais, todas as enzimas, vitaminas termodegradáveis e as informações genéticas de propulsão da vida serão destruídas. Restam somente alguns nutrientes, mas a qualidade biogênica foi degradada irreversivelmente. Experimente germinar uma semente após seu cozimento, fritura ou torra.


Toda semente é rica em proteínas e gorduras nutricionais. Aliás, sê-mente, nos lembra que esta composição é muito semelhante a das células cerebrais: as lipo-proteínas. E, esta fração gordurosa das sementes, em geral, é poliinsaturada, como a famosa família dos ômega-3. Ácido graxo poliinsaturado significa, entre outras questões do mundo da química, que é FACILMENTE OXIDADO (estragado, rançado, envelhecido, intragável, causador de quadros alérgicos, enxaquecas, vômitos, além dos famosos problemas de "tubulação": os cardiovasculares).

 

Fonte: Doce Limão

A importância da Linhaça na saúde - Conceição Trucom

 

 

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Atualizado em: 01 abril, 2013.